O Martelé é um golpe de arco rico e de simples execução nos instrumentos de corda.
Martelé é uma técnica de arco bastante simples, normalmente aprendemos no primeiro ano de violino.
O martelé pode ser ouvido no Método Suzuki – Volume I (1ª Lição – Letra B). A técnica produz um som seco e curto na corda.
A execução é simples:
1º: Coloque o meio do arco na corda.
2º: No talão, faça um pouco de força com o dedo indicador.
3º: Puxe o arco rapidamente e interrompa o movimento de uma só vez! Repita esse movimento nas duas direções (para baixo e para cima).
Pronto! Em três passos simples aprendemos o martelé.
Vamos para as observações… A respiração vai te ajudar a conter a ansiedade na hora de tocar. Utilize a respiração assim: Puxe o arco, inspire, empurre o arco, expire. Sempre devagar! Inicialmente, faça o exercício na região do mezzo Forte (entre o cavalete e o espelho). O som sairá bonito e sem raspar. Não deixe o arco entortar. Na hora de tocar, utilize um espelho para ver se o arco está mantendo o ponto de contato.
O arco deve receber bastante atenção na hora de estudar, afinal é ele que produz o som. Quanto melhor o arco, melhor é o resultado. Obs,: Normalmente os arcos que acompanham os violinos de fábrica são ruins e não respondem bem. Uma dica que dou aos meus alunos iniciantes é substituir por um arco de fibra de carbono. Em uma breve pesquisa encontrei arcos de fibra nessa loja virtual Oliver Strings. Eu nunca comprei nada de lá, mas os arcos de fibra estão com preços bons. Por fim… dedique sempre um bom tempo para estudar arco (com cordas soltas). Faça uma tabela dividindo o tempo que irá gastar para cada tipo de exercício.
Eu fiz uma postagem de >> como organizar os estudos <<, poderá ser útil na sua rotina. Bons estudos!