Dúvidas sobre o violino elétrico? Sabe qual a diferença para um violino acústico?
O Thiago me perguntou na página do blog sobre o violino elétrico. Bom, é um assunto meio complicado de se tratar… Mas vamos lá! Vou falar um pouco sobre os violinos elétricos e como comprar um violino que realmente vale a pena.
Primeiramente vamos entender um pouco sobre o instrumento.
O violino elétrico é bem diferente do violino acústico, em todos os aspectos. Por melhor que seja, o som não se compara a um violino acústico. Mas existem alternativas para que procura um som mais natural, que é o caso dos violinos eletroacústicos. É bem comum ver esse tipo de violino, o luthier instala um captador no instrumentos e pronto! Particularmente eu tenho dó de fazer isso… Vou deixar claro que não sou contra essa prática.
Nos violinos elétricos, ao contrário do que muitos acreditam, o ponto a se dar mais atenção não é a madeira (senão os violinos de acrílico seriam um fracasso). A forma de captação do som é mais importante. Claro que um violino elétrico construído com madeira boa vai levar vantagem sobre outro com material inferior. Enfim… Vamos deixar a madeira um pouco de lado agora.
Já tive a oportunidade de tocar e analisar vários violinos elétricos e a primeira coisa notável (além de serem maciços) é o cavalete. Exatamente o ponto chave da captação! No geral, vi dois tipos de captadores…
Alguns dos violinos elétricos possuem como captador o cavalete inteiro. Apesar de funcionar, não é melhor opção. Imagine que você comprou um violino com o cavalete assim, ai vai tocar e percebe que o cavalete não está bem “cortado”. Então? Como ajustar? Não é possível… Se você cortar o cavalete danifica o captador… Já vi esse tipo de captador em violinos mais baratos, aqueles de acrílico ou de plástico que custam poucos dólares.
O outro caso que vi, são violinos projetados com o captador abaixo do cavalete de madeira. Na minha opinião a melhor opção. Nesse caso é fácil ajustar o instrumento é deixá-lo confortável para tocar.
Concluindo, na hora de comprar um violino elétrico, dê bastante atenção ao tipo de captador.
Para entender melhor como é feita a captação do violino e tipos de captadores, estou deixando aqui o link da dissertação do mestrado em música do Leonardo Oliveira da Cunha. Leonardo Cunha é um violinista e maestro bem conhecido aqui em Belo Horizonte. Nesse trabalho ele aborda de forma técnica como é feita a captação do som do violino através de microfones e captadores.
Bom, creio que esse artigo irá ajudar muitas pessoas que pretendem investir em um instrumento elétrico.
E ai, gostou? Deixa um comentário!
Quer acrescentar algo? Deixe um comentário!
Grande abraço e até a próxima!