Desde o minha iniciação como músico, acho que essa foi a pergunta que mais me foi feita: ” – Música dá dinheiro?”.
E então leitor, o que você sabe sobre essa profissão, muitas vezes, mal vista…
Para começar esse assunto “delicado”, primeiro precisamos entender um pouco do mercado de trabalho. Afinal, o que um músico faz? Possivelmente você pensou algo do tipo: “Levar alegria e aflorar os sentimentos das pessoas através da música. Blá blá… etc.” Sim, não é errado afirmar isso. Mas como levar todo esse “produto” ao cliente? É bem simples, através de concertos, shows, espetáculos, plataformas digitais, etc. Simples né? Na realidade não…
A área de trabalho na música é vasta. Falando por alto, temos: instrumentista / cantor, compositor, arranjador, maestro, DJ, produtor… sem falar de técnicos / engenheiros de áudio e todos profissionais que trazem a música até o público. Enfim, vai ser difícil falar de todas as áreas em um post só.
Para clarear um pouco a visão de quem quer ser músico profissional e/ou apenas não sabe se música dá dinheiro, vou responder: SIM! Rs
Mas tem que trabalhar duro (assim como qualquer profissão!)
O ponto de partida é estudar e compreender a demanda do mercado. Por exemplo, digamos que a demanda para instrumentistas da música pop é grande, e a do samba é pequena. Qual é a melhor área para se trabalhar? É meio obvio, correto? Ou, em outro exemplo; ser professor de música está em alta. Então será uma boa área de atuação! E a melhor parte, você pode optar por atuar em várias áreas.
*Para “causar” um pouquinho…
Muitas das vezes que abordo o assunto, vem o “amador” (aquele que nunca toca ou toca a preço de banana):
” – Mas eu só toco tal gênero! Não me vendo!”
Me desculpa quem é assim, mas você está longe de ser um profissional. Muuuuito longe.
Ah! Então se eu tocar apenas um gênero musical, nunca vou conseguir viver de música?
Então, pode ser que sim e pode ser que não…. tudo vai depender da sua área de atuação e como está sendo construída a sua carreira.
Se você tem uma banda de rock (o que realmente gosta), que toca raramente e fatura pouco, mas por outro lado tem uma banda de pagode (que não gosta tanto) que toca diversas vezes ao longo do mês e fatura muito, qual a sua melhor opção? Exatamente! Porém, não precisar deixar de tocar rock, mas precisa ter em mente que o faturamento está baixo.
Ainda tem um caso especial… é quando você se destaca exatamente na área que você quer atuar. Normalmente, fruto de anos e mais anos de trabalho ou… você acerta de primeira e faz sucesso! Mas não vá achando que é fácil assim… e muito menos que é a única forma de ganhar dinheiro com música.
Espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto. Continue acompanhando o blog. A série “música dá dinheiro” continua! Irei ajudar, principalmente, quem ainda tem dúvidas sobre a profissão.
Até…