Orquestra de Câmara, Sinfônica ou Filarmônica?

Na semana passada falei sobre o violino dentro da orquestra ao longo dos anos, porém, a orquestra também mudou com o passar do tempo!  

Hoje vamos conhecer as principais formações de orquestra; Câmara, Sinfônica e Filarmônica. 

ORQUESTRA DE CÂMARA 

A orquestra de câmara é um grupo composto por menor número de músicos, mesmo contendo em diversas obras, uma variedade de instrumentos considerável. Atualmente é comum chamar uma formação composta só por cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) de orquestra de câmara. Mas para um cálculo simples, podemos avaliar que se tem por volta de vinte músicos (pouco mais, pouco menos…) e um maestro, a orquestra é de câmara. 

Mas afinal, qual a vantagem de se ter menos timbres em uma orquestra? Assim como o próprio nome já diz, a orquestra de câmara ocupa menos espaço, possui logística mais simples e é voltada para se apresentar tanto em salas de concerto como em locais não preparados para receber as grandes orquestras. Imagina colocar uma orquestra sinfônica com setenta músicos dentro de uma pequena igreja… complicado né? Se colocarmos um coral então… Aí entra orquestra de câmara em ação! 

Como podemos observar nos vídeos acima, a orquestra de câmara pode se moldar em diversos tamanhos, timbres, incluindo a participação de um coral! Na obra de Bártok existe uma quantidade significativa de isntrumentos de cordas, mas também existe a flexibilidade de se reduzir os naipes. 

ORQUESTRA SINFÔNICA e ORQUESTRA FILARMÔNICA 

Pensa rápido! Qual a diferença da Sinfônica e Filarmônica? Você acha que é a formação? Errou… (risos) 

Apesar de ser um termo comum para quem atua na área da música, muitos não sabem que orquestras sinfônicas e filarmônicas pode compartilhar de formações correspondentes! 

Mas e então, o que as difere? É simples… em ambas os músicos passam por seleção através de concurso. Porém a orquestra sinfônica é formada a partir de um órgão público e a filarmônica é de iniciativa privada. Posso exemplificar utilizando a duas orquestras de MG.  

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais seleciona seus músicos a partir de concurso público. Os seus músicos são profissionais formados e funcionários do estado de minas.  

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é uma empresa de iniciativa privada, ou seja, se sustenta através de patrocínios, vendas de ingressos e projetos de lei de incentivo.  

Em questão de formação musical, podemos considerar uma orquestra sinfônica ou filarmônica as orquestras que possuem todos os naipes padrões:

CORDAS: Violinos, Violas, Violoncelos, Contrabaixos, Harpa e/ou Piano. 

MADEIRAS: Flautas, Oboés, Clarinetas e Fagotes. 

METAIS: Trompas, Trompetes, Trombones e Tuba. 

PERCUSSÃO: Tímpano, Caixa, Pratos, Triangulo, etc.  


Basicamente é isso… não existe uma maior, menor, melhor ou pior que a outra! 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ADQUIRA NOSSO E-BOOK:

TODO MÚSICO MERECE CONHECIMENTO!

 

Para quem já toca:

Excelente para relembrar/revisar teoria musical.

 

Para quem está iniciando:

Um ótimo guia de teoria musical!

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA!