Esse guia de como estudar violino irá ajudar alunos iniciantes.
Quando iniciamos os estudos ficamos aflitos querendo tocar um monte de coisas legais, mas as vezes não sabemos como dividir o tempo para estudar violino. Com o passar das semanas descobrimos que não é tão simples estudar corretamente quanto parece. Grande parte dos meus alunos não possuem muito tempo para se dedicar ao instrumento, mesmo por que a maioria deles tocam violino apenas por hobby. Mas independente dos objetivos musicais a base é a mesma. Essas sãos as dicas que dou para eles:
Vamos imaginar que temos 50min. para estudar por dia. Isso é pouco, mas se você é iniciante, já faz uma grande diferença no seu avanço. Primeiro vamos separar as coisas e dividir o tempo.
– Estudo de arco 10min;
– Estudo de escalas e arpejos 10min;
– Exercícios 15min,
– Música 15min.
Como podemos perceber, é pouco tempo para estudar.
Estudo de arco:
Os professores de violino pegam no pé dos alunos por causa da produção e qualidade do som sempre. As técnicas de arco são trabalhosas e devem ser estudadas com consciência. Para aquecer, você pode iniciar seus estudos diários com exercícios de arco.
Dica: Estude com a mão esquerda no ombro do violino.
Estudo de escalas e arpejos :
Escalas e arpejos fazem parte da obrigação de todos os músicos. Nos instrumentos de cordas friccionadas, as escalas e arpejos nos ajudam a chegar a afinação no lugar, conhecer dedilhados, etc. Mostrando os caminhos que devemos seguir para execução das peças. Aproveite bem essa etapa, ela irá te ajudar muito com a afinação.
Exercícios:
Quando eu estava no início dos estudos de violino, ficava me perguntando: “- Pra que perder tempo com esses malditos estudos do Hans Sitt? Eu quero é tocar Vivaldi!”. Huhauahauaa! O tempo passou… estudei mais livros do Hans Sitt… estudei Kreutzer… estudei outros livros… e descobri as várias qualidades que esses estudos possuem… nesses estudos você irá aprender técnica a fundo, o que irá te preparar e dar condições para tocar qualquer obra. Mas atenção, siga exatamente as instruções do seu professor!
Música:
Ufa… depois de tanto esforço chegamos a parte divertida! Ou não… muitas vezes queremos tocar uma peça e o nosso professor nos dá outra, ele não faz isso por mal. Apenas tem consciência que não está na melhor hora para estudar tal peça. Sabe qual a solução? Estude com animo e disposição! Pois, toda peça tem qualidades que te irá “jogar” para frente, e tenha em mente: todos os passos tem fundamento.
Divirta-se!