Originados no século XVI, a Família das Cordas (Violino, Viola, Cello e Contrabaixo) foram responsáveis por uma devasta quantidade de músicas do estilo da época, atuando em orquestras, numa sinfonia ilustre, já que varia de tons mais agudos até mais graves.
A fabulosa família das cordas.. |
Mas, por onde anda a Família das Cordas atualmente?
Muito atuante nos dias de hoje, a Família das Cordas continua sendo considerada portadora dos instrumentos musicais mais nobres já existentes e, mesmo presente em orquestras, a família se diversifica em vários estilos musicais atuais, por serem de fácil adaptação, variando do clássico até o intenso Heavy Metal.
O violino, por exemplo, com seus deslumbrantes solos, chama atenção em qualquer lugar que é tocado. Existem diversos estilos que estão utilizando o violino em sua composição, como por exemplo, o Classical Rock. Entretanto, existem alguns violinistas que fazem sua utilização para covers dos mais variados estilos, como por exemplo, Lindsey Stirling, Taylor Davis e David Garret.
|
Já o Cello, foi um instrumento que ganhou grande destaque no início do século XXI. Apocalyptica, primeira banda criada e composta somente por Cellos e Bateria, utiliza o instrumento para a composição de músicas clássicas, “cello metal” e “symphonic metal”. Mas, tais como violino, existem cellistas que utilizam o instrumento para covers: The Cello Guys e The Piano Guys, sendo essa composta por cello e piano.
The Piano Guys |
O uso do contrabaixo, atualmente, espanta à primeira vista: instrumento mais grave da família das cordas, é utilizado por diversas bandas nos estilos rock alternativo, jazz e indie. Grandes bandas como The Beatles e Pearl Jam utilizavam e uma curiosidade é a banda The Gravel Spreaders que, em seu estilo country americano, utiliza do valoroso contrabaixo em suas composições.
O grupo The Gravel Spreaders. |
Portanto, a Família das Cordas tem extrema importância para a música, trazendo sons únicos, fabulosos e encantadores e fazendo história por onde passa, independente do estilo da época.