Como limpar a crina do arco

Olá pessoal! Feliz Ano Novo! Muita música para todos!

É bem comum a crina do arco sujar e ficar inutilizável. Mas na maioria das vezes apenas uma boa lavada na crina resolve o caso. Nesse post irei dar uma dica de como limpar a crina do arco.

No ano passado tive alguns problemas com meu arco… Em uma das situações a crina sujou de uma forma muito estranha (da noite para o dia. rs). Parecia que eu tinha passado melado nela! Então resolvi lavar a crina. “Funcionou”, mas não com resultados satisfatórios… Ela ainda ficou um pouco grudenta e o breu não pegava bem… Ai lembrei de quando eu era criança, limpava a crina com acetona. Mas também não ficou boa…

Todos me perguntam até hoje: “-Tiago, por que você não levou o arco para trocar a crina?”
É simples, não consegui falar com nenhum luthier de Belo Horizonte… Era fim de semana, acredito que estavam de folga… Eu também tinha que tocar de noite…

Então que resolvi perguntar para meus amigos se sabiam de alguma solução (deveria ter feito isso antes…).

A Iara (primeira dama da orquestra kkkk) me disse que lavar a crina com álcool poderia ajudar. E resolveu! O processo é bem simples e qualquer um pode fazer.

OBs.: Alguns amigos me recomendaram não fazer isso por vários motivos. Mas lavei a crina e o resultado foi ótimo! Eu também estava desesperado…


Enfim, vamos ver o processo.
Você irá precisar de bastante álcool.
Um prato ou recipiente raso.
Bastante paciência…
Primeiro solte o talão do arco desparafusando.
Depois encha o prato ou recipiente com o álcool. Não tenha dó do álcool, afinal, uma garrafa de álcool é mais barata que uma crina nova…
Agora mergulhe a crina no álcool e deixe de molho por cerca de 30min. Tome cuidado com o talão e a ponta, não mergulhe no álcool.
Você irá perceber durante o processo que o álcool irá sujar.
Troque o álcool e repita o processo até ele não fique sujo mais. No meu caso foram necessários quatro banhos na crina.

Quando terminar, é só aguardar a crina secar (tenha certeza que ela está realmente seca) e passe o breu. Você pode colocá-la sobre uma toalha para ajudar.








 

 

Simples não é?

Como disse antes, nem todos vão concordar com esse processo. Mas foi o que “salvou minha vida”. Se você tem uma dica que possa ajudar deixe um comentário. Assim podemos encontrar vários caminhos para solucionar esse tipo de problema.

ATUALIZAÇÃO:

O leitor Geisson Oleques deixou uma dica preciosa nos comentários. Obrigado Geisson!

 

Isopropílico Lucas, outros alcools tem grande concentração de água que podem danificar seu violino, apenas muito cuidado para não derrubar nas partes de madeira pois estes alcools reagem com o verniz
Grande abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ADQUIRA NOSSO E-BOOK:

TODO MÚSICO MERECE CONHECIMENTO!

 

Para quem já toca:

Excelente para relembrar/revisar teoria musical.

 

Para quem está iniciando:

Um ótimo guia de teoria musical!

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA!