Aulas de violino, minha cidade não tem! O que faço?

A procura por aulas de violino em cidades que não possuem tradição na área é grande. Dependendo da localização é difícil encontrar, mesmo na região. O que fazer?





Quando eu morava no interior não tinha professores para meu nível técnico na cidade, a solução era viajar até outras cidades para fazer aulas de violino. O custo não era baixo, mas eu não fazia aula todas as semanas (o que deixava o valor mais acessível). Algumas vezes tinha aulas de violino duas vezes no mês e outras apenas uma. O importante nesse caso é a seriedade com os estudos e bastante atenção nas indicações do professor.

Festivais também são ótimas fontes de conhecimento.

Em todo país temos festivais com aulas de violino para todos os níveis, com excelentes professores. Nesse caso deve-se procurar um festival que se adequada ao seu conhecimento.

Em Minas Gerais (onde vivo), um festival ótimo que atende todos os níveis é o Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga na cidade de Juiz de Fora. Esse festival é realizado nas férias de inverno pelo Centro Cultural Pró-Música. São quinze dias de concertos gratuitos, aulas de violino e outros instrumentos, palestras, ensaios, entre outras atividades. A grande vantagem que vejo nesse festival é o contato que se tem com músicos de vários países e as amizades que se criam.

Para encerrar esse post, uma ultima ideia (bastante funcional) é reunir um grupo de pessoas e contratar um professor para ir até a cidade. Dependendo do valor das aulas, o professor pode ir até a cidade quinzenalmente ou semanalmente. Parece difícil, mas muitas pessoas fazem isso. Inicialmente deve-se fazer um planejamento para calcular o custo da viajem e das aulas de violino. Depois entrar em contato com um professor e apresentar a proposta.

Bom, essas foram algumas idéias. Caso você, querido leitor, esteja realmente com vontade de fazer aulas de violino e estudar, o importante é a força de vontade. Conheço grandes violinistas, que atualmente são professores em faculdades ou fazem parte de grandes orquestras, que poderiam ter desistido da carreira por causa das condições que enfrentaram. Eles não desistiram e correram atrás para chegarem ao sucesso. Então, não desista!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.