Queixeira de Violino – Respondendo Email

Queixeira de Violino

Olá Pessoal!

Fico muito feliz quando vocês entram em contato comigo para tirar dúvidas, pedir dicas, etc. por email. Então irei postar alguns emails que recebo dos seguidores do blog com as minhas respostas enviadas. É muito importante lembra-los para procurar outras opiniões em relação ao violino, seja em técnica, acessórios, manutenção, etc. Afinal, é sempre bom somar opiniões.

Para começar, vamos falar da queixeira.

O Luiz Campos me enviou o seguinte email:

Boa tarde, Tiago.

Primeiramente agradeço pelas dicas nos vídeos do Youtube, e gostaria de tirar uma dúvida com você em relação a queixeira central, eu vi que você utiliza e gostaria de saber se você se adaptou melhor com ela do que a lateral? Eu uso a lateral e mesmo regulando a espaleira tenho a impressão que o Violino fica baixo, essa queixeira é mais alta e onde me indica para comprar?
Grato, Luiz Campos

Olá Luiz! Boa tarde!

Eu que agradeço por acompanhar meu canal no YouTube!

Sobre queixeiras… As opiniões são divididas em relação a posição da queixeira. Alguns preferem as laterais, outros as centrais… eu, particularmente prefiro a central. No meu caso, especificamente, me ajuda a apoiar o violino com mais facilidade, pois não uso espaleira. Porém, também tenho outros violinos com queixeiras na lateral e não me incomoda durante a execução. De qualquer forma, a queixeira é de fato uma parte importante do instrumento (e também algo bem particular). Certas queixeiras lhe trarão mais conforto do que outras, por isso é válido experimentar tipos e marcas diferentes.

Uma marca que lhe indico é a Wittner. As queixeiras possuem regulagem de altura. São queixeiras de ótima qualidade e bem populares entre os violinistas. Os resultados são ótimos!

Confira esse modelo: Wittner Chinrest Adaptors for Zuerich & Augsburg

Outro aspecto interessante, e que poucos sabem, é que a queixeira contribui diretamente com o timbre do instrumento. Ao mudar o tipo de queixeira perceba que o som também vai mudar (em alguns caso a alteração é grande e em outros é mais discreta).

Sobre compras… eu, quando penso no meu violino, compro tudo no exterior. O valor é bem mais em conta do que no Brasil. Vou te indicar a loja que compro cordas e acessórios para meu violino (é onde comprei minha queixeira):

https://www. concordmusic.com





Dê uma explorada, você irá encontrar vários modelos por lá.

Bom, espero ter ajudado nessa dúvida.

Então é isso pessoal!

Quem tiver dúvidas pode me enviar um email que ficarei feliz em responder.

Grande abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.