Correr para emagrecer

Continuando a série fit, hoje vou falar o por que escolhi a corrida para emagrecer. 

Mais uma vez vou destacar: parece óbvio que correr emagrece, mas algumas pessoas desconhecem a eficácia disso. Por esse motivo estou escrevendo sobre.

|

IMPORTANTE: Antes de praticar qualquer atividade física, procure um profissional para saber qual se enquadra melhor na sua situação. Vá ao médico, faça o procedimento necessário e siga as instruções do educador físico.

|

Futuramente falarei dos profissionais que me ajudaram em todas as etapas.  

Nos tempos modernos a forma mais comum de buscar algum conhecimento de qualquer coisa é pesquisar na internet. Nem sempre é a mais confiável, mas já ajuda a esclarecer muitas dúvidas. Não foi diferente comigo. Pesquisei no Google e no Youtube as formas mais eficazes de emagrecer (e a mais rápida também). A maioria, se não todos os resultados me direcionavam para a Corrida.  

Li vários blogs, assisti horas e mais horas de vídeos e fui comprar minhas roupas e tênis. Uhuu! Agora era só correr e emagrecer. Afinal, correr é de graça!  

DECEPÇÃO:

Vou falar da minha decepção com a corrida e como a superei: 

Eu com 100kg, autorizado a praticar corrida (a médica informou não haviam restrições pra mim. O corpo estava ok para correr apesar do sobrepeso), pensava assim: “-Vou começar correndo só 4km, depois aumento a distância. Daqui algumas semanas chego aos 20km” Bem simples e fácil! Só que não…  

Na época eu morava no Santo Agostinho (BH) e escolhi a Praça da Assembleia para correr. O circuito lá tem uma pequena inclinação.

A META: 4km correndo.  

A REALIDADE: cerca de 200m “trotando” e quase desmaiando.

Sim… foi a minha decepção.  

O que fazer nessa situação? Resolvi caminhar e aos poucos aumentar o ritmo. Ah… mantive a meta inicial, mas para o futuro.
|
|

MEU TREINO E OS RESULTADOS

Na primeira semana eu dava 2 a 3 voltas caminhando na Praça da Assembleia. Corria de leve 1 volta (quando cansava eu voltava a caminhar até me recuperar e voltava a “trotar”).  No total eram umas 4 voltas na praça. 

Analise: 

A Praça da Assembleia tem 700m de circuito para caminhada.

4 voltas = 2km e 800m  

Agora sim! O treino ficou mais agradável e fácil de concluir. 

*Se você leu o meu post anterior, já sabe que eu estava com o braço dormente e quase parei de tocar violino. Corre lá e lê: COMO EMAGRECI 30kg

Já na primeira semana, após treinar todos os dias (dentro dos meus limites), aquelas dores e dormência desapareceram. Isso mesmo! Pasmem, foi em apenas uma semana! E não para por aí, perdi algum peso. Não me lembro a quantidade, mas tirei fotos. Visivelmente fez grande diferença. 

*Se a série fizer sucesso vou postar todas as fotos que tirei do início ao fim do emagrecimento!
|
|

NOVAS METAS

Os dias foram passando e fui aprendendo a otimizar meus treinos. Para ajudar, conversei com muitos amigos que já corriam e aprendi técnicas, dicas, etc. A balança, cada dia se sentia mais aliviada por segurar menos peso (Rs). Todas as semanas eu estipulava novas metas e mudava as formas de realizar o circuito, assim o corpo não se acostumava.  

*DICA: Na Praça da Assembleia eu corria alguns dias em um sentido (vamos dizer “morro abaixo”) e nos outros no outro (digamos “morro acima”).  

Logo nas primeiras semanas os 2km e 800m se transformaram em 6km e 300m.  

Eram 9 voltas revezando entre as voltas caminhando, “trotando” e correndo. As vezes mais intensas e as vezes mais confortáveis. Com o tempo fui aumentando os quilômetros…

*DICA: Segui a regra do descanso. No início corria 3 dias e descansava 1. Depois… 4/1- 5/1 – 6/1. Sempre dei um descanso, independente da resistência que fui adquirindo.  

Ao longo dos meses: Tanaaaaan!!! Mais de 20kg já tinham ido embora. E não parou por aí…  

As próximas etapas vão para um próximo post! Acompanhe! 

Para finalizar, aprendi que corrida não é sair feito louco tentando correr o mais rápido possível. É ter disciplina, treinar com consciência e frequência. O treino de um corredor amador é completamente diferente de um atleta profissional. Ah… e muito importante, a dieta tem que estar em dia (dieta não é ficar sem comer, é comer bem e saudável).
|
|

DICAS BÁSICAS:

*Alimente-se corretamente.

*Use um tênis adequado. Confira se a pisada corresponde ao seu pé, etc.

*Use roupas confortáveis, de preferência próprias para atividades físicas. 

*Corra com o tempo agradável. Correr com o sol forte pode ser prejudicial. 

*Hidrate-se! 

*Evite excessos.
|
|

E aí, tem mais dicas? Deixe aí nos comentários! 

Até a próxima!

Leia os outros posts: SÉRIE FITNESS

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ADQUIRA NOSSO E-BOOK:

TODO MÚSICO MERECE CONHECIMENTO!

 

Para quem já toca:

Excelente para relembrar/revisar teoria musical.

 

Para quem está iniciando:

Um ótimo guia de teoria musical!

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA!